Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Parceria entre SEDUC e IFPA realiza cursos de Aperfeiçoamento e Especialização

  • Escrito por Marcus Guilherme Gonçalves da Silva
  • Criado: Quinta, 20 de Novembro de 2014, 16h04
  • Publicado: Quinta, 20 de Novembro de 2014, 16h04
  • Última atualização em Quinta, 20 de Novembro de 2014, 16h10
  • Acessos: 3238

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), informa que estão abertas as inscrições para os Processos Seletivos aos Cursos de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos (EDH), de Especialização em Educação Para As Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (ERER) e de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos são destinados a professores em efetivo exercício da docência ou gestão nas Redes Públicas de Ensino Estadual e Municipais do Estado do Pará.

Acesse os editais aqui.


As inscrições deverão ser feitas exclusivamente online, através do preenchimento de formulário disponibilizado no site da Seduc: www.seduc.pa.gov.br, de 11 de novembro de 2014 até 23h59m do dia 25 de novembro de 2014. O curso de EDH será ofertado na modalidade a distância, com carga horária de 180 horas e terá duração de seis meses, de novembro de 2014 a abril de 2015.
O curso de EDH busca formar profissionais da educação básica da rede pública de ensino para fortalecer o diálogo de saberes referentes à educação em direitos humanos. O EDH integra a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, no âmbito da Formação Continuada, cuja finalidade, em colaboração com a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, é a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas da educação básica. O curso faz parte do Catálogo de Cursos de Formação Continuada do MEC e é financiado via Plano de Ações Articuladas - PAR.
Na parceria, a Seduc responderá pela a realização do Processo Seletivo dos Cursistas, com as regras descritas em Edital, as inscrições por meio do endereço eletrônico www.seduc.pa.gov.br, a publicação do resultado da seleção e análise de recursos, se for o caso. Ao IFPA caberá a efetivação das matrículas dos candidatos selecionados, execução do Curso e certificação dos cursistas ao final da formação.
O Processo Seletivo ao cursos de EDH oferece o preenchimento de 150 vagas, assim distribuídas, por municípios: Ananindeua (25 vagas); Belém (50), Benevides (15); Muaná (15); Salvaterra (15); SantaBárbara (10); São Sebastião da Boa Vista (10); Soure (10).
ERER - Já o curso de ERER tem como objetivo qualificar profissionais da educação para atender à Lei 10.639, de 2003 que altera a Lei nº 9.394/1996 para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, bem como induzir aprofundamento teórico e metodológico consistente no que diz respeito à Educação das Relações Étnico-raciais e cultura Afro-Brasileira e Africana.
Estão aptos a concorrer à vaga os professores da Educação Básica das redes públicas de ensino federal, estadual ou municipal do estado do Pará, com vínculo empregatício no município em que se inscrever.
O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com carga horária de 420 horas, terá duração de 14 meses, no período de novembro de 2014 a dezembro 2015. À Seduc caberá a realização do Processo Seletivo dos Cursistas, com as regras descritas no Edital, as inscrições por meio do endereço eletrônico, a publicação do resultado da seleção e análise de recursos, se for o caso. Ao IFPA caberá a efetivação das matrículas dos candidatos selecionados, execução do Curso e certificação doscursistas ao final da formação. O Processo Seletivo, de que trata o edital visa o preenchimento de setenta vagas, assim distribuídas, por municípios:
Ananindeua (14 vagas); Belém (30); Benevides (04); Castanhal (07); Polo de Marituba (06); Santa Bárbara (03); Santa Izabel )04); e Santo Antônio de Tauá (02).
O curso será ofertado na modalidade semipresencial, com carga horária de 420 horas
EJA - O curso de EJA integra a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, no âmbito da Formação Continuada e faz parte do Catálogo de Cursos de Formação Continuada do MEC, é financiado via Plano de Ações Articuladas - PAR.
O objetivo principal é proporcionar aos profissionais da educação, a formação continuada e o acesso ao debate sobre a educação de jovens e adultos na diversidade e conhecer o contexto sociopolítico da EJA no Brasil e seus impactos na formação dos educandos e educadores. Ofertado na modalidade a distância, o curso tem com carga horária de 180 horas e terá duração de seis meses, e ocorrerá no período de Novembro/2014 a Abril/2015.
O Processo Seletivo prevê o preenchimento de 120 vagas, assim distribuídas por municípios:
Ananindeua (15 vagas); Belém (25); Benevides (10); Muaná (25), Salvaterra (10); Santa Bárbara (10); São Sebastião da Boa Vista (15); e Soure (10).
Seleção - Para inscrição aos Processos Seletivos é necessário que o candidato atenda aos seguintes critérios: ser professor da rede pública de Ensino, com atuação no município de oferta do curso; e ser portador de diploma de graduação oriundo de Instituição de Ensino Superior, devidamente autorizada, reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação. Satisfeitos esses critérios, os candidatos serão classificados por município, de acordo com a sequência de condições a seguir: ser servidor concursado ou efetivo; apresentar maior tempo de atuação em projetos relacionados à Educação em Direitos Humanos (EDH), executados ou em execução; apresentar maior tempo de atuação na rede pública de ensino; e apresentar maior idade cronológica.

 

Acesse os editais aqui.

registrado em:
Assunto(s): IFPA , SEDUC , CURSO
Fim do conteúdo da página
-->