Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Escritório de Gerenciamento de Projetos de Gestão e Processos

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 13h39 | Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2020, 11h51 | Acessos: 3496

 

 

 

APRESENTAÇÃO

O Gerenciamento de Processos de Negócio ou Gestão de Processos de Negócio resulta da união entre a gestão de negócios e a tecnologia da informação na busca da otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. A sigla BPM é comumente utilizada e tem sua origem nas iniciais de Business Process Management (BPM).

A Gestão de Processos de Negócio é estratégica para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), e por essa razão, demandará grande esforço de toda a comunidade que está intrinsecamente ligada à geração e recepção dos fluxos processuais. Para isso, há a necessidade de realização de estudo, a partir da interação com as principais instâncias envolvidas, buscando alinhamento técnico e sensibilização da coletividade para uma fase que exigirá grande comprometimento de cada servidor, uma vez que estes são ora demandantes de serviços, ora executores de atividades que devem seguir procedimentos devidamente mapeados e otimizados, garantindo resultado com grande valor agregado, reduzindo a burocracia, pois estão apoiados em um modelo de governança consolidado. A partir desse entendimento, é possível inclusive, após os estudos, validar ou não algumas etapas dos fluxos já existentes, aprimorar e/ou alterar outros, dando mais celeridade na entrega de produtos e serviços à sociedade, gerando efetividade da cadeia de valor do IFPA

Nesse sentido, o Escritório de Gerenciamento de Projetos de Gestão e Processos (EGPGP) vem sendo implantado desde o ano de 2018, com a realização de cursos de formação para gestores e técnicos que atuam nos diversos setores da instituição. Em 2019, o EGPGP foi institucionalizado por meio da Portaria nº 427/2019-GAB. Nesta próxima fase, será dada continuidade à formação de recursos humanos em gestão por processos, diagnóstico e modelagem de processos prioritários de maior impacto positivo na cadeia de valores do IFPA.

 

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual do EGPGP é a estratégia que objetiva rápida identificação, independentemente do público interno ou externo, relacionado: A melhoria contínua por meio da Integração institucional; Inovação na gestão; Crescimentos da organização; Atingimento de metas, sempre no processo de melhoria contínua e desburocratização.

 

 

 

 

ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES DO EGPGP

A estrutura de funcionamento do EGPGP deverá considerar a atuação em rede colaborativa. Para tanto, a estrutura montada na Reitoria/PRODIN será denominada de Escritório Central do EGPGP e em cada Campus do IFPA haverá uma subestrutura a ser denominada de Unidade Avançada do EGPGP.

Ademais, diretórios compartilhados permitirão que qualquer unidade avançada possa contribuir nas diversas etapas de diagnósticos, mapeamento, modelagem e melhoramento de processos e projetos de gestão, evitando retrabalhos e permitindo a potencialização dos recursos.

 

 

Apresente aqui suas contribuições: Fomulário

 

CADEIA INTEGRADA DE VALOR

 A cadeia de valor do Instituto Federal do Pará deverá ser criada e, ao final de sua criação, representar o conjunto de atividades desempenhadas de forma integrada por todas as unidades que compõe a rede, indicando, de forma simplificada, todas as relações entre a instituição e a geração de valores à sociedade , tendo o educando como foco do processo de formação . O conceito original de Cadeia de Valor foi apresentado por Michael Porter em 1985. 

Na ilustração a seguir, é apresentada uma proposta de infográfico de uma cadeia de Cadeia de Valor que pode vir a ser utilizada nas discussões coletivas de criação da Cadeia de Valor do IFPA.

 

 

Atividades realizadas no mapeamento da Cadeia de Valor:

Entendimento da estrutura organizacional da instituição;

Identificação das principais atividades executadas atualmente pelas áreas da organização. Esta atividade é realizada, por meio de entrevistas com os gestores das áreas e executores dos processos;

Alinhamento com os instrumentos normativos (instituição/atribuições) da organização;

Agrupamento das atividades em processos por meio da análise do seu objetivo e resultado alcançado;

Agrupamento dos processos em macroprocessos;

Sequenciamento e encadeamento lógico dos processos identificados;

Classificação dos macroprocessos em estratégicos, finalísticos e de suporte;

Representação gráfica dos macroprocessos na Cadeia de Valor. A etapa de elaboração da Cadeia de Valor é de responsabilidade do Escritório Local de Processos e dos gestores da instituição. Cabe ressaltar que a gestão por processos é dinâmica e por isso entende-se que no decorrer dos trabalhos de melhoria contínua dos processos, a Cadeia de Valor poderá sofrer alterações para representar de forma mais fiel a realidade da organização.

 

Fonte: Bibliografia

 

ROTEIRO PARA O MAPEAMENTO COLABORATIVO DE PROCESSO NO IFPA

Melhores práticas

É imperioso que experiências na rede sejam identificadas e compartilhadas para que seja possível o aprendizado colaborativo em rede. Para tanto, o IFPA deverá estabelecer procedimentos no Ciclo de Gestão de Processos de Negócios para potencializar ações exitosas no âmbito interno, bem como buscar informações junto a outras unidades da rede para potencializar as ações em curso.

Etapas do Gerenciamento das ações em rede 

a) Processo partindo do zero (As Is).

O processo, preliminarmente mapeado por uma determinada Unidade Avançada, será validado pela Unidade Central do EGPGP que disponibilizará o arquivo em formato editável (.bpm) em um repositório, a partir do qual outras unidades poderão acessá-lo e apresentar proposições de melhorias. Caso um determinado processo somente exista naquela unidade específica, este será identificado como sendo único; do contrário, o processo será validado e consolidado para utilização em rede de forma padronizada.

Nesta etapa, as unidades devem preencher e encaminhar formulário (os) de caracterização do processo, antes de iniciar a edição da versão de referência. O (s) formulário (s) devem ser enviados para o Escritório Central a fim de registar a condição atual do processo, possibilitando o registro das futuras melhorias no processo na fase posterior (To Be).

b) Melhoria do processo (To Be).

Os arquivos disponibilizados em formato editável (.bpm) no repositório de processos validados passarão por melhorias sistemáticas a partir do olhar coletivo, considerando a realidade de cada unidade. Novamente, nos casos em que alguma especificidade motivar alterações significativas em um processo mapeado e tal realidade seja peculiar a uma determinada Unidade Avançada, criar-se-á uma versão “alterada” de uso específico para tal realidade. Nos demais casos, será priorizada a padronização dos processos, sempre retroalimentando o repositório de processos validados. 

 c) Visibilidade dos processos mapeados

Ao considerar que os arquivos editáveis serão disponibilizados em dois repositórios em formado (.bpm), sendo estes de difícil acesso ao cidadão usuário, torna-se necessária a criação de ambiente de interação de usuários com os processos mapeados e oficializados. Esse ambiente permitirá que o usuário possa conhecer as etapas e acessar o formulário e o documento anexos, facilitando a apresentação de demandas de produtos e serviços. 

Fluxograma onde são mostradas as etapas do Gerenciamento das ações em rede proposta pelo EGPGP do IFPA.

 

PLANO DE CAPACITAÇÃO 

No Plano de Capacitação 2020 está sendo prevista formação em :

     a) Diagramação de processos no Software BizAgi – 40 Horas

     b) Gestão de Processos de Negócios - 150 Horas

OBJETIVO: é capacitar todos os servidores, com prioridade aos servidores dos setores indicados para atuação no mapeamento de processos.

 

MANUAL DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS

BAIXE MANUAL AQUI

 

GUIA DE TREINAMENTO

APRENDIZADO CONSTANTE: Um canal de comunicação específico pode ser criado para massificar a publicação de informações e socializar experiências, sendo esta estratégia, parte do processo de capacitação.

O processo de formação continuada em mapeamento de processo deve ser disponibilizado pelo EGPGP por meio de plataformas como os cursos disponibilizados em elearning.bizagi.com/course. Nesse sentido foi criado esse guia de treinamento para que TODOS os servidores possam se familiarizar com a ferramenta.

SUMÁRIO - Curso Modelagem de Processos

  • Standard BPM
  • Elementos Básicos
  • Atividades
  • Comportas
  • Eventos

 

1) STANDARD BPM

1.1) VÍDEOS CURTOS

O que é BPM? (5:01 mins)

https://youtu.be/SfId0NFlDnk

O que é BPMN? (2:33 mins)

https://youtu.be/dB3e66glMe4

Por que o BPMN é importante? (4:46 mins)

https://youtu.be/wEEjYdGAhSQ

1.2) Documentação do produto

BPMN guia de referência (Espanhol) URL

Site oficial do BPMN URL

Referência para as versões oficiais de BPMN URL

 

2) ELEMENTOS BÁSICOS

2.1) VÍDEOS CURTOS

O que é um processo? (2:24 mins)

https://youtu.be/I_vsp9Ftol4

O que é um container e um carril? (2:04 mins)

https://youtu.be/LZKkLdWdmq8

O que é uma atividade? (1:43 mins)

https://youtu.be/uBYvbrSVbYY

O que é fluxo de sequência? (2:29 mins)

https://youtu.be/61PYN3rRhBQ

O que é uma comporta? (3:12 mins)

https://youtu.be/B15Emq_GnvQ

O que é um evento? (1:39 mins)

https://youtu.be/IYWA361a7AE

2.2) VÍDEOS EXERCÍCIOS

Exercício: Requerimento Órgão de controle

Arquivos do Exercício

2.3) DOCUMENTAÇÃO

Material em espanhol no site do Bizagi

 

3) ATIVIDADES

3.1) VÍDEOS CURTOS

O que é uma atividade: tarefas e subprocesessos? (7:01 mins)

https://youtu.be/qF8DVjz13CA

O que é um subprocesso múltiplo? (5:11 mins)

https://youtu.be/tXP5v3xFvoY

3.2) VÍDEOS EXERCÍCIOS

Exercício: Administração de Avaliação Arquivo

Solução: Gestão de Avaliação Arquivo

Arquivos do Exercício

3.3) DOCUMENTAÇÃO

Documentação de produto: Atividades URL

3.4) QUESTIONÁRIO

Questionário

 

4) COMPORTAS

4.1) VÍDEOS CURTOS

O que é uma comporta paralela? (2:24 mins)

https://youtu.be/CsaCyC1tets

O que é uma comporta exclusiva baseada em dados? (4:28 mins)

https://youtu.be/nI6qCFxJpUU

O que é uma comporta exclusiva baseada em eventos? (3:19 mins)

https://youtu.be/qXOnKDzyRSM

O que é uma comporta inclusiva? (3:49 mins)

https://youtu.be/g5q5jDfPrNM

O que é uma comporta complexa? (2:22 mins)

https://youtu.be/6BYGkdmV1ZI

Selecione a comporta correta (9:17 mins)

https://youtu.be/J0HK_cx10Jc

4.2) EXERCÍCIOS

Exercício: Publicação de artigos Arquivo

Solução: Publicação de artigos Arquivo

Arquivo do Exercício

Exercício: Queixas e reclamações Arquivo

Solução: Atendimento de queixas e reclamações Arquivo

Arquivos do Exercício

4.3) DOCUMENTAÇÃO

Documentação de produto: comportas URL

4.4) QUESTIONÁRIO

Questionário

 

5) EVENTOS

5.1) VÍDEOS CURTOS

O que é um evento intermediario? (1:59 mins)

https://youtu.be/c8YJ9UxxF_c

O que é um evento intermediario de temporizacion? (4:39 mins)

https://youtu.be/L8rGiBA9xfE

O que é um evento temporizador anexo aos limites? (5:12 mins)

https://youtu.be/Ocg0fuC0Elw

O que é um evento de fim terminal e fim sem especificar? (3:09 mins)

https://youtu.be/Ocg0fuC0Elw

O que é um evento de início de temporização? (1:27 mins)

https://youtu.be/5NtIoDFHIjg

O que é um evento intermediario e fim de erro? (3:43 mins)

https://youtu.be/Rz8R_sXNAH4

O que é um evento de mensagem? (3:38 mins)

https://youtu.be/czYgogFVk1U

O que é um evento de sinal? (4:01 mins)

https://youtu.be/k6IJlcNv1WY

O que é uma transação? (6:05 mins)

https://youtu.be/xaShdn6z4w4

5.2) EXERCÍCIOS

Exercício: Seleção de Pessoal Arquivo

Solução: Seleção de Pessoal Arquivo

Arquivos do Exercício

Exercício: Solução organizar festa Arquivo

Solução: Solução organizar festa Arquivo

Arquivo do Exercício

Exercício: Agência de viagens Arquivo

Solução: Agência de viagens Arquivo

Arquivo do Exercício

5.3) DOCUMENTAÇÃO

Documentação de produto: Eventos URL

5.4) QUESTIONÁRIO

Questionário

  

Aqui são apresentados exemplos de processo mapeado no IFPA. Embora sejam, em muitos casos, identificados fluxos que não atendem à notação padrão de BPMN, outros foram construídos em software como o Bizagi Modeler. O esforço já empreendido deverá ser quantificado. Por exemplo: Quantos processos existem no setor? Quantos processos possuem elementos de formalização? Quem são os servidores responsáveis por tais serviços realizados? Consequentemente, verificar-se-á a identificação de recursos humanos com a habilidades em BPM que podem colaborar nas ações do EGPGP no IFPA.

 
 
 
Assistência à Saúde Suplementar - Campus
 
 
Assistência à Saúde Suplementar - Reitoria
 
Licença Saúde do Servidor
 
 
Concessão de Adicionais

Diagnóstico de Processos Mapeados

 

O plano de capacitação de servidores do IFPA viabilizou o conhecimento em modelagem de processos, resultando em processo com procedimentos e representação gráfica (macrofluxo) em alguns setores. São apresentados exemplos de processo mapeados na DGP/IFPA.

PROPOSTA FERRAMENTA DE MONITORAMENTO

Esse painel , quando em funcionamento, deverá manter atualizadas as informações do diagnóstico dos processo mapeados no IFPA. Sua atualização ocorrerá de forma automatizada a cada novo processo mapeado.

 

DIAGNÓSTICO - GESTÃO DE PESSOAS

 

PROCESSOS - COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO - DGP - IFPA

Procedimento para avaliação Estágio Probatório (Versão: 22/03/2019)

Procedimento para avaliação Estágio Probatório | Servidores em exercício antes da Resolução

Procedimento edital - PSS Professor Substituto (Atualizado em 27/09/2018)

Procedimento contratação - Professor Substituto (Atualizado em 27/09/2018)

Procedimento prorrogação contratual - Professor Substituto (Atualizado em 27/09/2018)

Procedimento rescisão contratual - Professor Substituto (Atualizado em 27/09/2018)

 

PROCESSOS - COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA - DGP - IFPA

Procedimento | Ressarcimento Assistência à Saúde Suplementar

Procedimento de Solicitação de Licença para o Próprio Servidor (Fluxograma )

Procedimentos SESS - Adicional de Insalubridade (Atualizados)

 

PROCESSOS - COORDENAÇÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS - DGP - IFPA

Afastamento do país para participação em congressos e similares - Docente e Técnico Administrativo

Afastamento do País para pós-graduação stricto sensu - Docente

Afastamento do País para pós-graduação stricto sensu - Técnico Administrativo

Afastamento pós-graduação stricto sensu no País - Docente

Afastamento pós-graduação stricto sensu no País - Técnico Administrativo

Exoneração a pedido do servidor

Horário especial de servidor estudante

 

PROCESSOS - COORDENAÇÃO DE PAGAMENTO DE PESSOAL - DGP - IFPA

Requerimento de dispensa e designação de FG, FCC e CD - Fluxograma dos processos de FG, FCC e CD (2019)

 

 

PROCESSOS EM ORDEM CRONOLÓGICA

GESTÃO DE PESSOAS

 

  1. SOLICITAR RESSARCIMENTO DE AUXÍLIO SAUDE

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-assistencia-e-qualidade-de-vida/2783-procedimento-ressarcimento-auxilio-saude

Objetivo: Procedimentos para solicitar ressarcimento de exílio saúde.

Público: Todos os servidores.

Orientação: É um benefício indenizatório, pago mensalmente de acordo com a tabela de participação per capita do Governo Federal no custeio da saúde dos servidores Públicos Federais.

Disponibilizado em: 19 Julho 2019

  1. TAE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO EM EXERCÍCIO ENTES DA RESOLUÇÃO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2738-procedimento-estagio-probatorio-em-exercicio-entes-da-resolucao

Objetivo: Procedimentos para avaliação de estágio probatório.

Público: Servidores técnico administrativos

Orientação: Procedimento destinados aos servidores TAEs que já completaram 3 (três) anos de efetivo exercício a data da Resolução Nº 082/2018-CONSUP de 30 de abril de 2018.

Disponibilizado em: 16 Maio 2019

  1. QUALIFICAÇÃO DE SERVIDOR EM SERVIÇO (MINTER e DINTER)

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2700-procedimento-requerimento-em-servico

Objetivo: Procedimentos para participação em cursos MINTER e DINTER.

Público: Todos os servidores.

Orientação: É a participação de servidores em cursos MINTER, DINTER e turma fora de sede ofertados em regime Interinstitucional no âmbito deste Instituto conforme RESOLUÇÃO N º 124/2018 CONSUP.

Disponibilizado em: 09 Abril 2019

  1. AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO PARA TAE

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2697-procedimento-estagio-probatorio-atuealizado-em-22-03-2019

Objetivo: Solicitação de avaliação de estágio probatório para TAEs

Público: Servidores técnico administrativos

Orientação: Entende-se por Avaliação de Estágio Probatório a apreciação sistemática do desempenho do indivíduo no cargo, emprego ou função, e de seu potencial de desenvolvimento, envolvendo necessariamente o acompanhamento do trabalho do servidor no decorrer de todo o período a que se refere à avaliação.

Disponibilizado em: 25 Março 2019

  1. LICENÇA PARA TRATAMENTO DA PRÓPRIA SAÚDE

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-assistencia-e-qualidade-de-vida/2485-licenca-saude-servidor-procedimento-05-12-18

Objetivo: Solicitação de Licença para tratamento de saúde

Público: Todos os servidores.

Orientação: Licença a que o servidor faz jus quando acometido de doença que não lhe permita exercer as atividades do cargo, sendo possível sua concessão a pedido ou de ofício, mediante perícia médica oficial, sem prejuízo de sua remuneração.

Disponibilizado em: 05 Dezembro 2018

  1. TAE - AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO TÉCNICO-ADMINSITRATIVO V. 2 - 04/12/2018

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2481-procedimento-estagio-probatorio-versao-nova/file

Objetivo: Solicitação de Licença para tratamento de saúde

Orientação: Entende-se por Avaliação de Estágio Probatório a apreciação sistemática do desempenho do indivíduo no cargo, emprego ou função, e de seu potencial de desenvolvimento, envolvendo necessariamente o acompanhamento do trabalho do servidor no decorrer de todo o período a que se refere à avaliação.

Disponibilizado em: 05 Dezembro 2018 - V. 2 - 04/12/2018

  1. TAE - AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO TÉCNICO-ADMINSITRATIVO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2475-procedimento-estagio-probatorio

Objetivo: Solicitação de Licença para tratamento de saúde

Orientação: Entende-se por Avaliação de Estágio Probatório a apreciação sistemática do desempenho do indivíduo no cargo, emprego ou função, e de seu potencial de desenvolvimento, envolvendo necessariamente o acompanhamento do trabalho do servidor no decorrer de todo o período a que se refere à avaliação.

Disponibilizado em: 30 Novembro 2018

  1. CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO - EDITAL - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2460-8-procedimento-edital-pss-professor-substituto/file

Objetivo: Procedimentos para a contratação de Professor Substituto.

Orientação: É o recrutamento de pessoal a ser contratado por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Disponibilizado em: 28 Setembro 2018 V. 3 - 27/09/2018

  1. RESCISÃO CONTRATUAL - CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2459-11-procedimento-rescisao-contratual-professor-substituto-27-09-2018/file

Objetivo: Procedimentos para rescisão de contrato de Professor Substituto.

Orientação: É a extinção do contrato firmado na contratação do Professor Substituto.

Disponibilizado em: 28 Setembro 2018 V. 3 - 27/09/2018

  1. PRORROGAÇÃO CONTRATUAL – TERMO ADITIVO - CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2458-10-procedimento-termo-aditivo-professor-substituto-27-09-2018/file

Objetivo: Procedimentos para a PRORROGAÇÃO de contrato de Professor Substituto.

Orientação: É o instrumento elaborado que tem como objetivo a continuidade de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público do contratante.

Disponibilizado em: 28 Setembro 2018 V. 2 - 27/09/2018

  1. CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO - CONTRATAÇÃO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2457-9-procedimento-contratacao-professor-substituto-27-09-2018/file

Objetivo: Procedimentos para a contratação de Professor Substituto.

Orientação: É a admissão de professor por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos órgãos da Administração Federal direta, nas autarquias e nas fundações públicas, obedecendo condições e prazos previstos na Lei nº 8.745/1993.

Disponibilizado em: 28 Setembro 2018 V. 4 - 27/09/2018

  1. CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO - CONTRATAÇÃO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2433-procedimento-contratacao-professor-substituto-29-08-2018/file

Objetivo: Procedimentos para a contratação de Professor Substituto.

Orientação: É a admissão de professor por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos órgãos da Administração Federal direta, nas autarquias e nas fundações públicas, obedecendo condições e prazos previstos na Lei nº 8.745/1993.

Disponibilizado em: 30 Agosto 2018

  1. CONCESSÃO DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE, IRRADIAÇÃO IONIZANTE E GRATIFICAÇÃO POR TRABALHOS COM RAIOS-X OU SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-assistencia-e-qualidade-de-vida/2421-procedimentos-sesss-atualizados

Objetivo: Procedimentos para a concessão dos adicionais de insalubridade ....

Orientação: A caracterização e a justificativa para concessão de adicionais de insalubridade e periculosidade aos servidores da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.....

Disponibilizado em: 18 Julho 2018

 

  1. HORÁRIO ESPECIAL PARA SERVIDOR ESTUDANTE

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-legislacao-e-normas/2385-horario-especial-de-servidor-estudante-procedimento/file

Objetivo: Procedimentos para a concessão de horário especial para servidor estudante

Orientação: A concessão de horário especial para servidor estudante não o exime do cumprimento da jornada de trabalho .....

Disponibilizado em: 17 Julho 2018

  1. EXONERAÇÃO A PEDIDO DO SERVIDOR

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-legislacao-e-normas/2382-exoneracao-a-pedido-do-servidor-procedimento/file

Objetivo: Procedimentos para a Exoneração a pedido do servidor

Disponibilizado em: 17 Julho 2018

  1. AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-legislacao-e-normas/2381-afastamento-pos-graduacao-stricto-sensu-no-pais-tecnico-administrativo-procedimento/file

Objetivo: Procedimentos para afastamento para a participação em programas de pós-graduação stricto senso no País - TAE

Disponibilizado em: 17 Julho 2018

  1. AFASTAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO PAÍS – DOCENTE

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-legislacao-e-normas/2380-afastamento-pos-graduacao-stricto-sensu-no-pais-docente-procedimento/file

Objetivo: Procedimentos para afastamento para a participação em programas de pós-graduação stricto senso no País - DOCENTE

Disponibilizado em: em 17 Julho 2018

  1. AFASTAMENTO DO PAÍS PARA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – TÉCNICO ADMINISTRATIVO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-legislacao-e-normas/2379-afastamento-do-pais-para-pos-graduacao-stricto-sensu-tecnico-administrativo-procedimento/file

Objetivo: Procedimentos para afastamento para a participação em programas de pós-graduação stricto senso no País - TAE

Disponibilizado em: 17 Julho 2018

  1. AFASTAMENTO DO PAÍS PARA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - DOCENTE

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-legislacao-e-normas/2378-afastamento-do-pais-para-pos-graduacao-stricto-sensu-docente-procedimento/file

Objetivo: Procedimentos para afastamento do país para pós-graduação stricto senso - DOCENTE

Disponibilizado em: 17 Julho 2018

  1. AFASTAMENTO DO PAÍS PARA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E TÉCNICOADMINISTRATIVOS EM ESTUDOS DE EXTENSÃO, INTERCÂMBIOS, ESTÁGIOS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, SIMPÓSIOS E SIMILARES.

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-legislacao-e-normas/2377-afastamento-do-pais-para-participacao-em-congressos-e-similares-docente-e-tecnico-administrativo-procedimento/file

Disponibilizado em: 17 Julho 2018

  1. REMOÇÃO POR PROCESSO SELETIVO

https://dgp.ifpa.edu.br/arquivos-importantes/coordenacao-de-desenvolvimento-e-avaliacao/2375-procedimento-remocao-por-processo-seletivo/file

Objetivo: Procedimentos remoção por processo seletivo

Orientação: É o deslocamento do servidor, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, por meio de Processo Seletivo, quando houver surgimento de vaga nas Unidades Organizacionais, com base na Lei n.º 8.112/1990:

Disponibilizado em: 17 Julho 2018

 

Fim do conteúdo da página
-->